Notícias do SEAC-BA

noticiasNotícias do SEAC, notícias em geral e de suas filiadas.

Avelino Lombardi toma posse como presidente da Febrac para o quadriênio 2026-2030

Cerimônia em Brasília marcou a transição da gestão de Edmilson Pereira para Avelino Lombardi e reuniu autoridades, parlamentares e lideranças empresariais de todo país

Diretoria Febrac

Brasília, 5 de agosto de 2026 – A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços (Febrac) realizou, nesta terça-feira (4), no Lacustre Hall, em Brasília, a cerimônia de posse da nova Diretoria para o quadriênio 2026-2030.

O evento oficializou a transmissão da Presidência de Edmilson Pereira para Avelino Lombardi e reuniu autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo, representantes do setor produtivo, presidentes de sindicatos filiados como o SEAC-BAHIA e empresários de diversas regiões do país.

Entre as autoridades presentes estiveram o senador Laércio Oliveira (PP-SE), presidente de honra da Febrac; o senador Izalci Lucas (PL-DF); os deputados federais Luiz Gastão (PSD-CE), Jorge Goetten (Republicanos-SC), Zé Neto (PT-BA), Hugo Leal (PSD-RJ), Julio Lopes (PP-RJ) e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Osmar Júnior, além de lideranças empresariais e representantes de entidades parceiras da Federação.

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a transmissão oficial da Presidência da entidade.

Após quatro anos à frente da Febrac, Edmilson Pereira passou o comando da Federação a Avelino Lombardi, simbolizando a continuidade do trabalho institucional desenvolvido pela entidade em defesa das empresas prestadoras de serviços de limpeza, conservação e facilities.

Durante a cerimônia, o senador Laércio Oliveira destacou a importância da atuação da Febrac para o fortalecimento do ambiente de negócios e reconheceu o trabalho desenvolvido pela gestão de Edmilson Pereira.Em seu discurso, também desejou êxito à nova diretoria, ressaltando a relevância do diálogo entre o setor produtivo e o poder público para a construção de políticas que promovam desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Ao se despedir da Presidência da Federação, Edmilson Pereira agradeceu o apoio recebido durante sua gestão e destacou os avanços conquistados pela entidade nos últimos anos, especialmente na ampliação do diálogo institucional e na defesa das principais pautas do setor junto ao Congresso Nacional e aos órgãos do Executivo.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Febrac, Avelino Lombardi reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, fortalecendo a representatividade da Federação e ampliando a interlocução com os sindicatos filiados e os Poderes da República. "Assumo a Presidência da Febrac com o compromisso de fortalecer ainda mais a união do nosso setor.

Vamos trabalhar para ampliar a representatividade da Federação em todo o país, intensificar o diálogo com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e construir soluções que tragam mais segurança jurídica, melhorem o ambiente de negócios e contribuam para o desenvolvimento sustentável das empresas e dos milhões de trabalhadores que representamos", afirmou. O novo presidente também destacou que a Federação continuará acompanhando de forma ativa os principais temas em discussão no Congresso Nacional, como a modernização das relações de trabalho, o Estatuto do Aprendiz, as discussões sobre jornada de trabalho e outras pautas que impactam diretamente o setor de serviços terceirizáveis. A solenidade reafirmou o papel da Febrac como principal entidade representativa das empresas prestadoras de serviços de limpeza e conservação no Brasil e marcou o início de uma nova gestão pautada pela continuidade institucional, pelo fortalecimento do diálogo e pela defesa de um ambiente de negócios mais competitivo, moderno e equilibrado para o setor. Sobre a Febrac – A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços (Febrac) foi criada para representar os interesses dos setores de serviços de Asseio e Conservação.

Hoje, representa 12 setores ligados à terceirização de mão de obra especializada. Com sede em Brasília, a federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE) e na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC).

A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA – FEBRAC Proativa Comunicação Contatos: Flávio Resende (61-99216-9188) Andressa Gonçalves (61 98629- 8495) Aline Ramos (61-99846-4120)

SEAC-BAHIA participa da AGO de aclamação da nova diretoria da FEBRAC 2026/2030

aro elei febracCom chapa única, em 20 de maio, a Febrac promoveu a aclamação da nova diretoria 2026/2030.
O Presidente Auro Pisani, participou do evento representando o nosso Sindicato.

A composição da nova diretoria é liderada por Avelino Lombardi, indicado para a Presidência, e reúne representantes de diferentes regiões do país e áreas de atuação do setor. Entre os nomes que integram a chapa estão o de Fábio Sandrini Baptista, como vice-presidente nacional; Luiz Rodrigues Coelho Filho, vice-presidente da Região Norte; Edmilson Pereira de Assis, vice-presidente da Região Nordeste; Antônio José Rabello Ferreira, vice-presidente da Região Centro-Oeste; Rui Monteiro Marques, vice-presidente da Região Sudeste; e Adriana Maia Mello, vice-presidente da Região Sul.

A chapa contempla ainda a composição do Conselho Fiscal, com membros titulares e suplentes, e a indicação de representantes da entidade junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), bem como aos conselhos nacionais do SESC e do SENAC.

Na oportunidade, aconteceu também a AGE. discutindo as pautas inerentes do setor.

 

ENEAC 2026 se consolida como sucesso nacional com programação estratégica e grandes nomes no RN

enac4Evento reuniu autoridades, especialistas e lideranças em quatro dias de debates, integração e fortalecimento do setor
Brasília, 10 de abril de 2026 - O Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (ENEAC 2026) encerra sua programação consolidando-se como um dos principais fóruns de discussão e articulação do setor no país. Realizado entre os dias 9 e 12 de abril, no Vila Galé Touros (RN), o evento reuniu autoridades, lideranças empresariais e especialistas em uma agenda marcada por conteúdo estratégico, networking e fortalecimento institucional.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 8, com um coquetel de recepção que reuniu importantes nomes do cenário político e empresarial. Estiveram presentes o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) e anfitrião do evento, Edmilson Pereira; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves; o senador da República e presidente de honra da Febrac, Laércio Oliveira; os deputados estaduais Hermano Morais, Tomba Farias e Luiz Eduardo; o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiróz; o presidente da Abralimp, Sacha Haim; o desembargador federal do TRF5, Walter Nunes da Silva Jr.; o superintendente regional do Trabalho e Emprego do RN, Cláudio Gabriel de Macedo Jr.; e o vereador de Natal, Fúlvio Saulo.

Na ocasião, o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edmilson Pereira, destacou, em seu discurso, a relevância do setor para o funcionamento da economia e das instituições brasileiras. “Estamos aqui para reafirmar vínculos, compartilhar experiências e pensar, com seriedade, os caminhos de um setor que tem presença decisiva na vida brasileira. Trata-se de um segmento essencial para o funcionamento das instituições, para a dinâmica da economia e para a geração de trabalho formal em todo o país”, afirmou.

Ao longo da programação, o ENEAC promoveu uma série de palestras e painéis com especialistas de renome. Na manhã da sexta-feira (10), o superintendente-geral do Centro de Integração Empresa-Escola, Humberto Casagrande, abordou a importância da qualificação profissional e da inclusão de jovens no mercado de trabalho. Na sequência, o economista Marcos Lisboa trouxe uma análise aprofundada sobre os desafios fiscais e econômicos do Brasil, destacando a necessidade de maior previsibilidade e eficiência no ambiente de negócios. “Quando olhamos para o desempenho econômico do Brasil nas últimas décadas, vemos um padrão de alta volatilidade e baixo crescimento. O desafio não é apenas crescer, mas criar um ambiente mais previsível, com regras claras, segurança jurídica e melhor alocação de recursos”, pontuou.

Outro momento de destaque na programação foi a participação do ator, diretor e escritor Miguel Falabella, que trouxe reflexões sobre criatividade, comunicação e reinvenção profissional, conectando sua trajetória artística aos desafios contemporâneos do mundo corporativo.
Durante o evento, o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edmilson Pereira, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “Vivemos um cenário que exige preparo, capacidade de adaptação e visão estratégica. O ENEAC cumpre um papel fundamental ao promover o diálogo, a troca de experiências e a construção de soluções para o futuro do nosso segmento”, destacou.

Com uma programação diversificada, o ENEAC 2026 se encerrou com a tradicional Noite Regional, momento de celebração e integração entre os participantes, que simboliza o espírito do evento: união, valorização cultural e fortalecimento de vínculos. O encontro deixa como legado não apenas debates qualificados, mas também o fortalecimento institucional de um setor essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Convenções Coletivas

Noticias da Febraf

Feed não encontrado

MAPA

Nossas afiliadas