Quinta, 11 Abril 2024 11:35

Sexta, 23 Fevereiro 2024 15:33

Segunda, 19 Fevereiro 2024 11:01

Já está disponível a CCT SEAC X SINTRACAP 2024 - Registrada. Baixe aqui!

Quarta, 17 Janeiro 2024 11:11

Já está disponível para Download a CCT do SEAC-BAHIA com o SINTRALP FEIRA de 2024. Caso que vc queira baixar, basta cliqcar aqui também.

Terça, 02 Janeiro 2024 15:13

Na tarde de 21/12, na sede do Seac-Bahia, foram assinadas com o SINDILIMP, SINDILIMP AGRESTE e SINTRALP, Convenções Coletivas de Trabalho para o ano de 2024. Baixe aqui a Convenção com o SINDILIMP...

Terça, 21 Novembro 2023 10:36

Mas afinal o que é a desoneração da folha? Entenda por que ela é tão importante para o setor de serviços Brasília, 20 de novembro de 2023 – Com previsão de um desfecho em breve, as discussões em...

Contratar pessoas com deficiência é desafio para setor de serviços

IBGE revela que mais da metade da população com algum tipo de deficiência está fora do mercado de trabalho. Durante a Ação Nacional - Limpeza Ambiental, a Febrac em parceria com os sindicatos associados realizou recrutamento para contratação de pessoas com deficiência.


Passadas mais de duas décadas, muitas organizações ainda tem dificuldades em cumprir a Lei Federal 8.213/91 conhecida também como Lei de Cotas, que estabelece a empresas com 100 ou mais funcionários de incluir de 2 a 5% de pessoas com deficiência no seu quadro de efetivos. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 24% da população. 

O estudo revela ainda, que mais da metade da população que declara possuir algum tipo de deficiência, estão desocupados ou fora do mercado de trabalho. Apesar do número, a inclusão de pessoas com deficiência é considerado um desafio para as empresas.

Um dos fatores que compromete a contratação de pessoas com deficiência são os obstáculos que o candidato tem que superar para chegar ao local de trabalho. “A dificuldade do acesso pelo transporte público ou pelas vias públicas com calçadas sem rampas, em má estado de conservação e a ausência de semáforos para deficientes visuais são alguns exemplos que fazem com que o candidato não tenha interesse nas vagas”, afirma Edgar Segato Neto, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviço e Conservação (Febrac).

Ainda segundo o presidente da Febrac, a área de serviços tem dificuldades de contratação porque o setor não é atrativo. “O trabalho não sendo atraente, muitas pessoas com deficiência preferem continuar recebendo o auxílio da Previdência”, destaca

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental, Febrac é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.